Boletim nº 19 - 31 de Janeiro de 2021

PLANEJANDO ATIVIDADES ECLESIÁSTICAS

Pr. Renato Prates

Jornal bala

          Todo final ou início de ano numa igreja deve ser um tempo de planejamento: Eleições, nomeações e atividades do calendário do próximo ano permeiam a agenda do conselho, departamentos e células de uma igreja organizada. Contudo, é preciso que este movimento produza atividades saudáveis para os ministérios em particular, como também para toda a igreja, evitando frustrações, correria, improviso e cansaço. Abaixo compartilhamos uma pastoral nossa recente, através da qual instruímos os líderes de nossa igreja a programar um calendário de atividades que consideramos consistente e produtivo. Vejamos as orientações:

 

           1) Faça um Planejamento das Atividades por Escrito: 

As perguntas do esquema administrativo 5W2H poderão te ajudar neste aspecto. Esta é uma sigla em inglês para 5 perguntas com “W” e 2 com “H”. Veja o exemplo:

WHAT? - O que será feito?

WHY? - Por que será feito?

WHERE? - Onde será feito?

WHEN? - Quando será feito?

WHO? - Por quem será feito?

HOW? - Como será feito?

HOW MUCH? - Quanto custará e quem vai assumir o custo?

 

           2) Procure Propor Atividades que sejam Cumpridas: Sua célula ou ministério não precisa se preocupar em agendar muitas atividades ou atividades grandiosas demais para serem cumpridas. Procure ser realista, principalmente com o atual estado de pandemia, partindo de um planejamento do SIMPLES PARA O COMPLEXO. O ideal é apresentar atividades de qualidade, de boa participação e que sejam fáceis de execução. Atividades online e presenciais poderão ser realizadas.

 

           3) Não sobrecarregue as atividades da Igreja: Nossa igreja atualmente tem reuniões celulares de terças as sextas, além do Culto Dominical presencial, que leva uma semana para ser preparado e que possivelmente será desdobrado em dois cultos, com a demanda por lugares. Neste sentido, o ideal é que sua Célula ou Ministério se utilize do dia e horário já reservado para suas atividades durante a semana, evitando agendamento em outros dias, o que poderia comprometer ou sobrecarregar as atividades já existentes. Por exemplo, se sua célula se reúne na Quinta a noite, procure utilizar-se deste espaço para suas atividades. Inclusive, várias atividades especiais como aniversários e celebrações poderão ser realizadas no Culto de Domingo, o que incentiva a presença de visitantes.

 

           4) Sobre as Atividades nos Finais de Semana: Sim, é possível agendar atividades especiais aos sábados, por exemplo, mas nós precisamos tomar alguns cuidados. Tem sido observado que as programações sabatinas tem esvaziado a frequência das reuniões dominicais, o que seria um desvio dos Princípios de Culto, do Manual Presbiteriano, que declara:

 

PRINCÍPIOS DE LITURGIA CAPÍTULO I - O DIA DO SENHOR - Art.1º - É dever de todos os homens lembrar-se do dia do Senhor (Domingo) e preparar-se com antecedência para guardá-lo. Todos os negócios temporais devem ser postos de parte e ordenados de tal sorte que não os impeçam de santificar o Domingo pelo modo requerido nas Sagradas Escrituras. Art.2º - Deve-se consagrar esse dia inteiramente ao Senhor, empregando-o em exercícios espirituais, públicos e particulares. É necessário, portanto, que haja, em todo esse dia, santo repouso de todos os trabalhos que não sejam de absoluta necessidade, abstenção de todas as recreações e outras coisas que, lícitas em outros dias, são impróprias do dia do Senhor. Art.3º - Os crentes, como indivíduos ou famílias, devem ordenar de tal sorte seus negócios ou trabalhos que não sejam impedidos de santificar convenientemente o Domingo e tomar parte no culto público. Art.4º - Conselhos e Pastores devem mostrar-se atentos e zelar cuidadosamente para que o Dia do Senhor seja santificado pelo indivíduo, pela família e pela comunidade.

 

           Observando atentamente o princípio de culto acima da nossa igreja, podemos notar que nenhuma atividade particular ou eclesiástica deve se sobrepor ou prejudicar as atividades dominicais. Contudo, o que observamos é que muitos crentes que participam das atividades sabatinas, tais como: Festas, eventos, congressos e cultos especiais, não se apresentam para o Culto do Senhor no dia seguinte, prejudicando-o. O que fazer então? Devemos planejar atividades sabatinas com equilíbrio, visando atender casamentos, bodas, aniversários de 15 anos e eventos que definitivamente não teríamos condições de realizar em outro dia da semana, feriados e até mesmo no Culto de Domingo.

       Uma outra maneira de amenizar o problema seria manter todas as programações dominicais da igreja no período da tarde e noite no domingo. Assim, aqueles que ficaram sobrecarregados da programação realizada no sábado, teriam tempo de repor suas energias no domingo pela manhã e se apresentar aos Cultos Vespertinos. Esta é uma possibilidade que tem sido estudada pelo nosso Conselho desde o final do ano passado e que tem sido utilizada por várias igrejas de Macaé e do Brasil com sucesso.

 

           5) Procure ceder para edificar: É possível que seu ministério ou célula apresente uma proposta de evento na mesma data de outro ministério. Quando isto ocorre, o ideal é entrarmos em acordo e cedermos para o bem melhor da causa do Senhor! Em suma, seguindo as orientações acima criaremos um didático e interessante calendário de atividades para nossa igreja em 2021, que fugirá do improviso de última hora e que preparará ministérios, membros e visitantes a participarem efetivamente dos mesmos! “Tudo seja feito decentemente e com ordem” (1Co 14.40)

Durante o período da pandemia o pastor da igreja tem estado disponível para aconselhamentos e reuniões em geral, pelo telefone e internet.

Se você tem alguma necessidade específica procure o pastor da igreja para ser atendido adequadamente. Você pode fazer isto pessoalmente ou através do telefone: (22) 98124-4283.

Por enquanto, as visitações nos lares e atendimentos presenciais no gabinete estão suspensos, por conta da pandemia.

Entre em contato e seja pastoreado amorosamente!

Toda nossa programação, escala da equipe pastoral, novos eventos você encontrará no Menu > Agenda e Eventos.

Ao selecionar um evento, você verá na descrição as informações referentes.

Experimente agora! Clique no botão acima.

Pedidos de Oração

​​​

Pelo fim da pandemia.

Pela chegada do Rev. Renato e Juliana.

Pelo Conselho.

Pela Junta Diaconal.

Pelos Ministérios da Igreja.

Pelos enfermos.

Pelos desempregados.

Pelas Missões.

Pela cidade de Macaé.

Pelo Estado do Rio.

Pelo Brasil.

Pelos afastados do Evangelho.

Pelos novos crentes.

Pelos perdidos.

Renião de Oração

Toda Sexta-feira, 6:00 h

Responsáveis:

Presb. Anderson

Cláudia

Lucília

08/02 - Renato Bersot

11/02 - Maria de Lourdes

13/02 - Carla Faria

17/02 - Anderson Poltronieri

21/02 - Caroline Fernandes

26/02 - Silvia Regina Fernandes

28/02 - Glaucéli Louzada

28/02 - Luciane Ribeiro

Dados Bancários :

Quarta Igreja Presbiteriana de Macaé.

CNPJ: 16.701.498/0001-50. 

Banco Itaú (341).

Agência: 0941.

Conta-Corrente: 19.643-8.

 

Favor depositar o comprovante junto com o envelope no gazofilácio ou enviar para: tesouraria@ccpmacae.org

Para contatar a Administração da Igreja, envie um e-mail para o Presb. Plínio administracao@ccpmacae.org