Boletim nº 27 - 28 de Março de 2021

Dinâmica de Atividades da Nossa Igreja

por Rev. Renato Prates

flow.jpg

Sem dúvida, este tem sido um ano de desafios para o mundo inteiro por conta da pandemia, mas principalmente para nossa igreja, que passa por um processo de reorganização estrutural, que perpassa sua agenda de atividades, e também, suas obrigações administrativas. Este é um ano do mover da nuvem de Deus sobre a sua igreja!

 

Iniciamos o ano retomando nossas atividades presenciais, de acordo com o Decreto  Municipal vigente, e assim continuamos, com a mudança de endereço da igreja. Iniciamos 2021 com muitos ajustes administrativos, cujos principais foram cumpridos na forma da lei, mas outros ainda precisarão ser aplicados com os desafios de locomoção e busca por um imóvel próprio. Preparamos junto com a liderança da igreja uma agenda de atividades, visando a melhor organização e divulgação dos trabalhos anuais, que precisa agora ser repensada por limitações de espaço e atividades. Reiniciamos os trabalhos celulares para comunhão, oração e estudo bíblico, que voltará a se reunir apenas virtualmente, devido o agravamento da crise sanitária da cidade e do pais. Enfim, estamos sendo desafiados a sempre fazer o melhor, mesmo quando somos surpreendidos. Este é um ano de reformas!

 

Contudo, mesmo diante das medidas extraordinárias, temos evitado o improviso em todas as nossas ações administrativas ou eclesiásticas. Nossos cultos são cuidadosamente preparados ao longo da semana, nossas mídias sociais rigorosamente atualizadas a cada domingo, nossas escalas cumpridas, nossas Assembleias realizadas, nossas reuniões de conselho executadas, nossos compromissos financeiros assumidos, nossos parceiros missionários assistidos e todas as células alimentadas.

 

Praticamente falando, nossa dinâmica de atividades não mudará muito com as reuniões celulares durante a semana, mesmo de forma remota, como também, em relação ao Culto Vespertino no domingo. Como já escrevemos em artigos anteriores, nossa igreja nasceu com esta perspectiva. A nossa visão inicial era de uma igreja de baixo custo e de combate ao ativismo religioso. Então, quanto mais comunhão, envolvimento e ao mesmo tempo desprendimento das cargas burocráticas e administrativas tivermos, mais tempo para servir ao Senhor fora da igreja, com o conteúdo que recebemos, nós teremos.

 

A igreja deve sempre buscar formas simples e objetivas de servir ao Senhor, objetivando não sobrecarregar os fiéis, especialmente os mais dedicados, com o excesso de atividades que muitas vezes poderiam ter sido compactadas e aproveitadas com a força máxima da congregação em dias e horários estratégicos. Por exemplo, no último domingo, dia 21 de março, conseguimos realizar uma Assembleia Extraordinária tranquila, pouco antes do culto às 18:00h, onde tivemos boa presença dos membros e tranquilidade para tratar de quatro assuntos complexos, em 40 minutos. Houve tempo até para uma água e um cafezinho! Mas, tentativas de convocações anteriores no período matutino dominical foram frustradas, por ausências de membros que preferem ir à igreja no período vespertino aos domingos.

Precisamos ser práticos, econômicos, objetivos e eficazes na obra do Senhor. Quando olhamos para o ministério de Cristo, observamos que ele sempre tinha um objetivo muito claro em suas ações, quando por exemplo, criou toda a logística da sua entrada triunfal em Jerusalém, no chamado Dia de Ramos, que é comemorado na tradição católica no dia de hoje, 28 de março. Jesus observou a área do evento, Jerusalém, por sobre um monte (v.1); ele designou ajudadores, que foram seus discípulos (v.2); ele solicitou o transporte adequado para aquele evento (v.2b); e preparou seus obreiros para a oposição (vv. 3 e 5). O nome disto é estratégia administrativa! Através dela Jesus sempre teve sucesso!

 

A própria igreja primitiva não tinha templo para se reunir, mas se utilizava do Pórtico de Salomão, uma área mais pública do Templo de Jerusalém para divulgação do Evangelho às massas e as suas famosas reuniões domésticas, de casa em casa, onde partiam o pão e viviam em comunhão (Atos 2.42-47).

 

Tendo estes princípios norteadores, nossa igreja seguirá seu caminho, sempre orientada pelo Espírito de Deus que a capacita e envia para pregar o Evangelho à toda a criatura, a partir de Jerusalém, que é a nossa cidade!

 

Que o Senhor nos abençoe!

Motivos para não nos DesesperamosQuarta Palavra
00:00 / 25:39

Aos domingos, as mensagens são diferentes, selecionadas de outras fontes, Hoje, com Hernandes Dias Lopes

Pedidos de Oração

​​​

Pelo fim da pandemia.

Pela chegada do Rev. Renato e Juliana.

Pelo Conselho.

Pela Junta Diaconal.

Pelos Ministérios da Igreja.

Pelos enfermos.

Pelos desempregados.

Pelas Missões.

Pela cidade de Macaé.

Pelo Estado do Rio.

Pelo Brasil.

Pelos afastados do Evangelho.

Pelos novos crentes.

Pelos perdidos.

Renião de Oração

Toda Sexta-feira, 6:00 h

Responsáveis:

Presb. Anderson

Cláudia

Lucília

​​Março
27/03 Ana Carolina Bersot
29/03 Maria do Socorro P. L. Ribeiro
31/03 Debora Maciel de Souza Lucas

Abril

09/04 Gisele de Barcelos Silva

10/04 Adilson Moreira da Silva

14/04 Gilmar Amorim

20/04 Ivone Ferreira Clen Pregione

22/04 Francisco Clen

22/04 Wagner Costa Moreira

28/04 Matheus Azevedo Marinho

30/04 Luciano Fróes Ribeiro

Durante o período da pandemia o pastor da igreja tem estado disponível para aconselhamentos e reuniões em geral, pelo telefone e internet.

Se você tem alguma necessidade específica procure o pastor da igreja para ser atendido adequadamente. Você pode fazer isto pessoalmente ou através do telefone: (22) 98124-4283.

Por enquanto, as visitações nos lares e atendimentos presenciais no gabinete estão suspensos, por conta da pandemia.

Entre em contato e seja pastoreado amorosamente!

Toda nossa programação, escala da equipe pastoral, novos eventos você encontrará no Menu > Agenda e Eventos.

Ao selecionar um evento, você verá na descrição as informações referentes.

Experimente agora! Clique no botão acima.

Dados Bancários :

Quarta Igreja Presbiteriana de Macaé.

CNPJ: 16.701.498/0001-50. 

Banco Itaú (341).

Agência: 0941.

Conta-Corrente: 19.643-8.

Chave PIX: 16701498000150

Favor depositar o comprovante junto com o envelope no gazofilácio ou enviar para: tesouraria@ccpmacae.org

Para contatar a Administração da Igreja, envie um e-mail para o Presb. Plínio administracao@ccpmacae.org

Mapa de Acesso.PNG