Boletim nº 29 - 11 de Abril de 2021

SEIS PROBLEMAS COM CÉLULAS OU PEQUENOS GRUPOS

por Rev. Chuck Lawless

small group.jpg

Pequenos grupos são essenciais para a saúde de uma igreja. Em um pequeno grupo, podemos experimentar todos os seis propósitos da igreja: adoração, evangelismo, discipulado, ministério, oração e comunhão. Por outro lado, pessoas também podem enfrentar vários problemas ao frequentar pequenos grupos na igreja. Aqui estão seis a serem considerados, seguidos brevemente por sugestões para correção.

 

1. Propósito pouco claro. Alguns grupos são projetados para divulgação, com membros convidando outras pessoas para participar. Outros são mais fechados, com membros vivendo a vida e se aprofundando na caminhada uns dos outros com Deus. Muitos grupos, porém, não sabem seu propósito principal. Os membros lutam, sem saber se devem expor sua alma aos outros, convidar os sem igreja ou ambos.

 

CORREÇÃO: Determinar o propósito do grupo e certificar-se de que os líderes e membros saibam disso. Mantenha esse propósito sempre em frente ao grupo.

 

2. Má liderança e / ou ensino. Vimos esse problema com tanta frequência que não ficamos mais surpresos quando o vemos - embora deva nos surpreender que as igrejas permitam que líderes e facilitadores enfraquecidos liderem um grupo. Francamente, esse problema é quase indesculpável.

 

CORREÇÃO: Alistar líderes com base na fidelidade, boa vontade e talento. Forneça treinamento. Avalie o ensino e transfira líderes fracos para um local de mais adequado, se necessário.

 

3. Pouca ou nenhuma Escritura. Aqui, estou falando principalmente sobre reuniões de pequenos grupos destinadas ao estudo da Bíblia. Nossos consultores frequentemente assistiram a estudos bíblicos de uma hora que incluíam não mais do que 15-20 minutos de estudo real da Bíblia.

 

CORREÇÃO: Recrutar os melhores professores e certificar-se de que eles conheçam as expectativas. Eles são responsáveis ​​por garantir que a Bíblia seja ensinada. Os líderes que não podem liderar um grupo para manter esse padrão não devem liderar.

 

4. Membros hostis. Eu conheço muitos grupos que dizem que são amigáveis. Também sei que enviamos nossos "espiões" consultores para alguns desses grupos, e eles os consideraram pouco amigáveis. Normalmente, os grupos que se consideram amigáveis ​​são amigáveis ​​apenas com pessoas que conhecem.

 

CORREÇÃO: Considere recrutar um convidado desconhecido para visitar seu grupo e fazer um relatório. Treine os membros para alcançar pessoas que eles não conhecem. Você pode até recrutar um membro do grupo sociável que seja o primeiro responsável por saudar os convidados.

 

5. Não esperar convidados. Presumindo que a intenção do grupo seja focada externamente (como a maioria dos grupos de escola dominical, por exemplo), aqui estão alguns sinais desse problema: Não há vagas disponíveis. Nenhum material curricular extra. Ninguém está pronto para obter informações de contato. Ninguém fornecendo ou usando crachás. Ninguém ajudando os convidados a sabe aonde ir depois da aula. Simplificando: um convidado que se sente como uma intrusão não retornará.

 

CORREÇÃO: Certifique-se de que o líder está focado nos visitantes. Lembre o grupo semanalmente de sua responsabilidade de convidar outras pessoas. Programe outras atividades para as quais os “sem igreja” possam vir. Deixe tudo pronto para os convidados que possam comparecer às reuniões regulares de pequenos grupos. Espere que Deus abençoe seus preparativos.

 

6. Sessões de fofoca. Você conhece o cenário que nossa equipe de consultoria enfrentou algumas vezes. O grupo se reúne e, em nome dos “pedidos de oração”, alguém compartilha informações que provavelmente deveriam ser mantidas em círculos menores. O pedido então se torna uma plataforma de lançamento para falar sobre os problemas de outra pessoa.

 

CORREÇÃO: Recrute um líder de oração em grupo que controle gentilmente os horários dos pedidos de oração. Ofereça outras oportunidades para compartilhar preocupações sem fofocar sobre os outros.

Que outros problemas você viu em pequenos grupos? Que correções você ofereceria?

 

Tradução: Rev. Renato Souza Prates

EPP 106 - O QUE É TEOLOGIA LIBERAL - AUGQuarta Palavra
00:00 / 15:03

Aos domingos, as mensagens são diferentes, selecionadas de outras fontes. Hoje, com Augustus Nicodemus

Pedidos de Oração

​​​

Pelo fim da pandemia.

Pela chegada do Rev. Renato e Juliana.

Pelo Conselho.

Pela Junta Diaconal.

Pelos Ministérios da Igreja.

Pelos enfermos.

Pelos desempregados.

Pelas Missões.

Pela cidade de Macaé.

Pelo Estado do Rio.

Pelo Brasil.

Pelos afastados do Evangelho.

Pelos novos crentes.

Pelos perdidos.

Renião de Oração

Toda Sexta-feira, 6:00 h

Responsáveis:

Presb. Anderson

Cláudia

Lucília

Abril

09/04 Gisele de Barcelos Silva

10/04 Adilson Moreira da Silva

14/04 Gilmar Amorim

20/04 Ivone Ferreira Clen Pregione

22/04 Francisco Clen

22/04 Wagner Costa Moreira

28/04 Matheus Azevedo Marinho

30/04 Luciano Fróes Ribeiro

Durante o período da pandemia o pastor da igreja tem estado disponível para aconselhamentos e reuniões em geral, pelo telefone e internet.

Se você tem alguma necessidade específica procure o pastor da igreja para ser atendido adequadamente. Você pode fazer isto pessoalmente ou através do telefone: (22) 98124-4283.

Por enquanto, as visitações nos lares e atendimentos presenciais no gabinete estão suspensos, por conta da pandemia. Entre em contato e seja pastoreado amorosamente!

Clique no título para conhecer a agenda pastoral.

Toda nossa programação, escala da equipe pastoral, novos eventos você encontrará no Menu > Agenda e Eventos.

Ao selecionar um evento, você verá na descrição as informações referentes.

Experimente agora! Clique no botão acima.

Dados Bancários :

Quarta Igreja Presbiteriana de Macaé.

CNPJ: 16.701.498/0001-50. 

Banco Itaú (341).

Agência: 0941.

Conta-Corrente: 19.643-8.

Chave PIX: 16701498000150

Favor depositar o comprovante junto com o envelope no gazofilácio ou enviar para: tesouraria@ccpmacae.org

Para contatar a Administração da Igreja, envie um e-mail para o Presb. Plínio administracao@ccpmacae.org

Mapa de Acesso.PNG