Boletim nº 32 - 02 de Maio de 2021

Força e dignidade Suas roupas:

o que a Bíblia diz sobre o dia das mães

por Janice M. Fritsch

moms.jpg

Em todo o mundo durante o Dia das Mães, multidões se reunirão em igrejas, casas e restaurantes para celebrar as mães em suas vidas. Como em outras épocas festivas, milhões serão gastos em flores, doces e presentes, pois eles sinceramente desejam abençoar suas mães. No entanto, muitos por obrigação ou para aplacar qualquer sentimento de culpa, simplesmente mandam um cartão ou talvez liguem para a mãe. Outros desprezarão a ideia de qualquer demonstração desse tipo em relação à mãe e continuarão com o dia como qualquer outro.

O Dia das Mães é um momento de reconhecer e homenagear as mães em sua vida: mães biológicas, madrasta, sogras, avós, mães espirituais. No entanto, quantas pessoas simplesmente pararão por aí? Quantas pessoas levarão em consideração tudo o que o Senhor diz sobre honrar nossas mães? O que a Bíblia diz sobre as consequências de não honrar nossas mães?

 

O primeiro mandamento com promessa

Embora o mandamento em Êxodo 20:12 começe com “Honra a teu pai e a tua mãe”, podemos não perceber que há uma promessa que advém de honrá-los. Em Efésios 6: 2, é dada a revelação de que este é o primeiro mandamento dado que vem com a promessa de vida longa.

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor: porque isso é certo. Honra teu pai e tua mãe; (que é o primeiro mandamento com promessa;) Para que esteja bem contigo, e que possas viver muito na terra. Efésios 6: 1-3.

 

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 21:12

 

Este versículo ensina claramente que há uma consequência espiritual e física em honrar ou desonrar nossa mãe ou pai. Além disso, Êxodo 21:12 não diz honrar sua mãe apenas em um dia designado, mas devemos homenagear nossas mães todos os dias.

Deus não apenas reconhece a importância de honrar nossas mães, mas na cruz, Jesus passou sua responsabilidade a um de seus amados discípulos.

 

Quando Jesus, pois, viu sua mãe e o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis o teu filho! Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora aquele discípulo a recebeu em sua casa. João 19: 26-27.

 

Observe que desde aquela hora ela foi levada para a casa dele e, embora ele tivesse sua própria mãe biológica, ele também honrou Maria como sua mãe. As mães podem vir em muitas formas e formatos.

 

No livro de Ruth, vemos a homenagem final a uma sogra. “Olha”, disse Noemi, “sua cunhada está voltando para seu povo e seus deuses. Volte com ela. ” Mas Ruth respondeu: "Não me insista para deixá-lo ou me afastar de você. Aonde você for eu irei, e onde você ficar eu ficarei. Seu povo será meu povo e seu Deus meu Deus. Onde você morrer, eu morrerei, e lá serei enterrado. Que o Senhor trate de mim, por mais severo que seja, se até a morte separa você de mim. ” Rute 1: 15-17 NIV .

 

Como Noemi havia perdido seu marido e seus únicos filhos e estava sozinha, Rute estava decidida a ficar com ela e honrá-la em tudo que pudesse. Sua bondade, lealdade, valorização e cuidado por Noemi foram recompensados ​​pelo Senhor e não apenas seus dias foram longos na terra que o Senhor lhe deu, mas o Messias veio de sua linhagem.

 

O papel das mães

 

O que estamos honrando? As mães são as que dão à luz e geralmente as cuidadoras principais e, por terem contato com os filhos durante um longo período de crescimento, têm um efeito extraordinário sobre eles. Isso é especialmente verdadeiro se ela for a mãe solteira. Os pais geralmente não estão tão disponíveis quanto as mães por muitos motivos; trabalho, carreira, obrigações financeiras, interesses externos, falta de interesse, todos juntos, para citar alguns. Então, mães, têm um impacto tremendo em seus filhos.

Força e honra são suas vestes; e ela se regozijará no futuro. Ela abre a boca com sabedoria; e em sua língua está a lei da bondade. Ela observa bem o andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. Seus filhos se levantam e a chamam de bem-aventurada; seu marido também, e ele a elogia. Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu as superas a todas. Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor essa será louvada. Provérbios 31: 25-30

 

Vemos em 2 Timóteo 1: 5 como, com todo o tempo que uma mãe gasta criando seu filho, sua fé também é transmitida ao filho. Quando eu invoco a lembrança da fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice; e estou certo de que também em ti. Timóteo nos dá um exemplo das muitas mães e avós piedosas em nossa vida que nos transmitiram bênçãos. Todos nós que tivemos figuras maternas piedosas precisamos agradecer a Deus. Uma maneira de fazer isso é homenageá-los no Dia das Mães.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão em teu coração: E tu as ensinarás diligentemente a teus filhos, e falarás delas quando te sentares em tua casa, e quando andares pelo caminho, e quando tu deita-te, e quando te levantares. Deuteronômio 6: 6-7.

 

Tradução: Rev. Renato Souza Prates

Aqueles entre os outros – BTCast 378Quarta Palavra
00:00 / 28:53

Aos domingos, as mensagens são diferentes, selecionadas de outras fontes. Hoje, Rodrigo Bibo, André Reinke, Alexandre Miglioranza, Paulo Won, e Israel Mazzacorati conversam sobre a formação da identidade do povo de Israel. Entenda todo o processo histórico, teológico e social que levou a formação do povo de Deus

Pedidos de Oração

Pelo fim da pandemia.

Pela chegada do Rev. Renato e Juliana.

Pelo Conselho.

Pela Junta Diaconal.

Pelos Ministérios da Igreja.

Pelos enfermos.

Pelos desempregados.

Pelas Missões.

Pela cidade de Macaé.

Pelo Estado do Rio.

Pelo Brasil.

Pelos afastados do Evangelho.

Pelos novos crentes.

Pelos perdidos.

Renião de Oração

Toda Sexta-feira, 6:00 h

Responsáveis:

Presb. Anderson

Cláudia

Lucília

Maio​

19/05 Luiz Tadeu Gomes Teixeira

19/05 Rose Damiana A Azevedo

31/05 Heloisa de Barcelos Silva Clen

Durante o período da pandemia o pastor da igreja tem estado disponível para aconselhamentos e reuniões em geral, pelo telefone e internet.

Se você tem alguma necessidade específica procure o pastor da igreja para ser atendido adequadamente. Você pode fazer isto pessoalmente ou através do telefone: (22) 98124-4283.

Por enquanto, as visitações nos lares e atendimentos presenciais no gabinete estão suspensos, por conta da pandemia. Entre em contato e seja pastoreado amorosamente!

Clique no título para conhecer a agenda pastoral.

Toda nossa programação, escala da equipe pastoral, novos eventos você encontrará no Menu > Agenda e Eventos.

Ao selecionar um evento, você verá na descrição as informações referentes.

Experimente agora! Clique no botão acima.

Dados Bancários :

Quarta Igreja Presbiteriana de Macaé.

CNPJ: 16.701.498/0001-50. 

Banco Itaú (341).

Agência: 0941.

Conta-Corrente: 19.643-8.

Chave PIX: 16701498000150

Favor depositar o comprovante junto com o envelope no gazofilácio ou enviar para: tesouraria@ccpmacae.org

Para contatar a Administração da Igreja, envie um e-mail para o Presb. Plínio administracao@ccpmacae.org