


.jpg)
Rev. Renato Prates
O Rev. Renato nasceu em Barra do Sana em 16-10-1976 e faz parte da quarta geração de presbiterianos da família. Foi criado em Santo Aleixo-Magé até os 18 anos, sendo membro da IPB de Andorinhas e organizador da IPB de Santo Aleixo.
Mudou-se para Casimiro de Abreu em 1995 onde participou da organização da IPB Casimiro de Abreu e da 2a IPB. Ali foi diácono, presbítero e candidato ao Ministério. Formou-se no Seminário Presbiteriano do Rio de Janeiro e no CTM (Centro de Treinamento Missionário-PMC) em 2008.
Foi ordenado ao Ministério em 24 de Janeiro de 2009 pelo Presbitério de Cabo Frio e participou da organização do Presbitério Costa do Sol. Formou-se na faculdade de Teologia da Universidade Mackenzie em 2009. Trabalhou como Evangelista e Pastor-Auxiliar na IPB Iguaba Grande por 4 anos e como Pastor na Igreja Presbiteriana do Peró por 3 anos, organizando esta igreja em Março de 2013. Foi eleito Secretário Executivo e Secretário de Educação Cristã pelo Presbitério de Cabo Frio. Ali, foi professor de Ensino Religioso do Instituto Presbiteriano de Cabo Frio por 3 anos. Terminou o Mestrado em Teologia em Novembro de 2013 pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Graduou-se em Letras-Inglês pela Universidade Estácio de Sá em 2015 e iniciou seu Doutorado pelo Knox Theological Seminary in Fort Lauderdale-USA em 2018.
Está cursando Fonoaudiologia pela UniBrasil. É Coordenador de Ensino do Moret Centro de Ensino e Tutor Presencial da UniBrasil, no Polo Macaé. É casado com Juliana Charret de Barros Prates por 16 anos. No Presbitério de Macaé, pastoreou a IPB Córrego do Ouro por 7 anos, a IPB Barra do Sana por dois anos e a Quarta IPB de Macaé em 2018 e novamente em 2021. Atualmente é Vice-Presidente do Presbitério de Macaé, Deputado ao Supremo Concílio e candidato da APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais).
O Rev. Marcelo Carnaval Morett é mineiro, criado no Rio de Janeiro. Nasceu em 1962. É casado com Martha Morett desde 1988 e tem 4 filhos – Ana Clara, Ana Luíza, Ana Alícia e Davi. Converteu-se, foi batizado e se casou na Igreja Presbiteriana da Ilha do Governador. Foi o primeiro presbítero a ser eleito na Igreja Presbiteriana Betel – que ajudou a plantar- também na Ilha do Governador.
Cursou o Seminário Teológico Betel, no Rio de Janeiro, onde se graduou como Bacharel em teologia. Foi ordenado pelo Presbitério Rio-Norte no dia 28 de dezembro de 1995, tendo sido transferido – na mesma reunião – para o PRMC. Chegou a Macaé em fevereiro de 1996, para pastorear a Igreja Presbiteriana de Aroeira, então localizada no Morro de São Jorge. Tendo sido eleito por 4 vezes sucessivamente, ficou à frente da Igreja por 11 anos. Durante seu ministério a Igreja cresceu e multiplicou-se, ao ponto de ter sido transferida para o novo imóvel, agora situado no Jardim Santo Antônio, onde foi adquirido um terreno e o novo templo foi construído (onde a Igreja funciona até hoje). Foi também sob sua gestão que a igreja teve seu nome mudado para Segunda Igreja Presbiteriana de Macaé (por ter mudado de bairro).
Em 2007, deu início a um pequeno grupo de comunhão, que funcionava em sua casa semanalmente, com o propósito de alcançar pessoas que nunca frequentaram igrejas. Este grupo cresceu, recebendo o nome de Comunidade Cristã Presbiteriana – CCP, e foi transformado pelo PRMC em uma congregação presbiterial, tendo o Rev. Marcelo sido designado como responsável. Os cultos dominicais aconteciam no Hotel Glória e, posteriormente, no Hotel Mercure, onde a congregação foi organizada em igreja, passando a se chamar 4ª Igreja Presbiteriana de Macaé – CCP – A primeira Igreja do PRMC a ser organizada funcionando num salão de hotel.
Por dois anos dedicou-se à atividade político-partidária, tendo sido candidato a Deputado Estadual (Partido NOVO) em 2018 e a Vereador de Macaé (Partido PRTB) em 2020.
O Rev. Marcelo sempre esteve ligado ao Presbitério de Macaé, tendo sido eleito Presidente por 4 vezes, além de ter ocupado diversas outras funções no PRMC.
Tendo formação técnica, o Pr. Marcelo tralhou na PETROBRAS desde 1982. Durante seu ministério na 2ª IPM, em 1998, deixou a empresa espontaneamente, para dedicar-se em tempo integral à atividade pastoral. Em 2006 retornou à PETROBRAS, onde trabalhou até 2020, em diversas áreas, especialmente na coordenação de projetos de investimento.
É autor de dois livros, ambos de produção independente: “Namoro Cristão”, voltado a jovens e adolescentes solteiros; e “5 Enganos que Algumas Igrejas ensinam”, que traz uma análise sobre falsas doutrinas ensinadas em muitas igrejas. Mesmo sendo baseadas em versos bíblicos esses ensinamentos são deturpações das verdades das Escrituras.