SOBRE

A Quarta Igreja Presbiteriana de Macaé teve início no dia 14 julho de 2007 através de um pequeno grupo, formado basicamente de 3 famílias cristãs. A família de Cyro, Sandra, Fernanda e Juliana, Sr. Alberto e sua esposa, dona Shirley; a família do Rev. Marcelo e Martha, bem como seus filhos pequenos, Davi e Ana Alícia e a família dos pais do Pr. Marcelo, Dr. Morett e Myrian. Os irmãos Cyro e Sandra já acolhiam um grupo de irmãos em sua casa, mas os mesmos estavam sem pastor.

 

Nesta época o Pr. Marcelo encontrava-se de licença pelo Presbitério de Macaé, mas Deus providenciou para que este pastor sem ovelhas encontrasse e acolhesse estas ovelhas sem pastor. Formou-se então um grupo de comunhão, que se reunia regularmente na casa dos irmãos Cyro e Sandra, no bairro da Cancela Preta, sempre às quintas-feiras à noite. As reuniões tinham como proposta cultivar os relacionamentos de amizade, dando oportunidade para que as pessoas expressassem suas dificuldades ou testemunhassem vitórias. Além de um breve momento de cânticos e orações, a ministração da Palavra de Deus era sempre feita em linguagem simples e aplicada de forma objetiva às circunstâncias das vidas das pessoas. A primeira série de estudos dirigida pelo Pr. Marcelo tinha como tema “Os encontros de Jesus” e era baseada no Evangelho de João. Foi gostoso ver como a mensagem do amor e do cuidado de Deus atraía cada vez mais pessoas. Nossos encontros tem sido sempre festivos. Ainda hoje percebemos uma alegria santa no ar e um ambiente acolhedor e terapêutico. Alguns irmão juntaram-se a este grupo, entre os quais Rômulo, Aline e Pedrinho, Pedro e Darlene, Suse, Patrícia Gerreiro, Patrícia Silva, Luciane, Anderson e Pricila, Viviane e outros.

Com o crescimento do grupo, e o Rev. Marcelo enfatizando que o domingo é o Dia do Senhor e, portanto deve ser dia do culto, o grupo passou a se reunir também aos domingos, na casa do Pr. Marcelo e Martha. Nesta época já se fazia necessário adotarmos um nome para identificar nosso grupo. O nome escolhido foi Comunidade Cristã Presbiteriana, carinhosamente chamada de CCP. Comunidade porque enfatiza e destaca a importância de nossos relacionamentos, Cristã porque destaca a natureza de nossa fé, firmada em Cristo Jesus, nosso único Salvador e Senhor; e Presbiteriana porque enfatiza nossa doutrina.

No final do ano de 2007, percebendo a direção de Deus, o potencial deste grupo e também a necessidade de termos o culto dominical em um local público, o Rev. Marcelo propôs o aluguel de um salão que pudesse acolher a CCP. Depois de alguns meses de oração Deus nos encaminhou para o Hotel Glória Garden. Com a transferência do culto para o Hotel, também pudemos proporcionar às crianças um momento apropriado de culto e aprendizado do Evangelho. Este trabalho tem sido feito pelas irmãs Martha, Sandra, Aline, Aninha e pela Patrícia Silva.

Nesta época também se juntaram à CCP alguns irmãos presbiterianos, que têm sido de grande ajuda neste ministério, como a Maria do Socorro e Dinasil; e até do Rio de Janeiro, como Marcos, Aninha e Bruninho, Mariazinha, Lívia e Letícia. O primeiro culto no salão do Hotel Glória Garden aconteceu no dia 17 de fevereiro de 2008 e contou com a assistência de 26 adultos e 6 crianças. O irmão Cyro dirigiu o culto. O período de louvor foi dirigido pela irmã Sandra. O violão foi tocado pela irmã Ana Lúcia e o culto das crianças foi dirigido pela irmã Martha numa sala de apoio. O Rev. Marcelo pregou a mensagem e a irmã Myrian cantou um belo hino de louvor, precedendo o momento das ofertas, que totalizaram R$ 430,00, o suficiente para pagar o aluguel do salão, que era de R$ 400,00. Como nosso Deus é fiel!

No dia 30 de julho de 2008, em reunião extraordinária, o PRMC designou uma Comissão Especial para a organização da CCP em Congregação Presbiterial. Nosso sentimento é de profunda gratidão a Deus e nossa oração é para que este seja o início de uma nova Igreja Presbiteriana, que alcance muitas vidas e muitas famílias, que acolha pessoas feridas e marcadas pelas vicissitudes da vida, oferecendo a elas o bálsamo do Evangelho, o calor dos relacionamentos profundos, conduzindo-as ao Reino do Filho do amor de Deus. A Ele toda a honra e toda a glória. Aleleuia!

 

Rev. Marcelo Carnaval Morett foi o Primeiro Pastor da Quarta Igreja Presbiteriana, atualmente licenciado do ministério.